Assistência Social apresenta números de sua atuação em cinco meses de pandemia

10/07/2020

A Secretaria de Assistência Social de Quitandinha faz um balanço de atuação dos últimos cinco meses, período em que toda a realidade do município se alterou por conta do Coronavirus. Junto com a Saúde, as estruturas da Assistência praticamente triplicaram os atendimentos por conta desse novo contexto, se tornando vital na linha de frente aos mais vulneráveis.

PRIMEIROS DESAFIOS

A primeira demanda da pasta, logo nos primeiros momentos da pandemia, foi a operacionalização de compra e entrega dos tickets de alimentação emergencial, frutos do Projeto de Lei 1.162 proposto em Abril pela Prefeitura e aprovado pela Câmara Municipal.

O benefício, destinado para famílias cuja renda por pessoa da família não ultrapassasse R$ 300,00, continua sendo entregue pela Assistência, porém agora por meio de busca ativa, em que as assistentes vão até as regiões com vulnerabilidade e aplicam os critérios para recebimento do benefício. Até então, dos mais de mil talões previstos, 877 foram entregues.

A segunda operacionalização veio do Estado, com o Cartão Comida Boa em Maio, destinado a dois perfis, sendo o primeiro para beneficiários regulares do Programa Bolsa Família, e o segundo perfil é para famílias cuja renda por pessoa da família fosse de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou cuja renda familiar total que não passe de três salários mínimos (R$ 3135,00).

Até o momento, 1.204 famílias receberam seus cartões, e agora aguardam um posicionamento oficial do Governo do Estado quanto à prorrogação do benefício, tendo em vista que a última fase de crédito do cartão está prevista para o meio deste mês.

Além destes, mais de 100 kits de alimentação foram distribuídos pela pasta nos últimos meses.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Além do benefício municipal e estadual, ainda teve a operacionalização de três mutirões em conjunto com a Caixa Econômica, visando acelerar o processo de saque do Auxílio Emergencial do Governo Federal de R$ 600,00 divididos em três parcelas.

Tendo em vista que Quitandinha não tem agência da Caixa, os mutirões foram organizados com o objetivo de primeiro desafogar as filas na única agência lotérica do município - diminuindo a aglomeração de pessoas também – além de agilizar o processo de geração e validação dos códigos necessários para o saque físico do benefício.

A Caixa e a Prefeitura disponibilizaram funcionários, que se instalaram no Serviço de Convivência do município, para sanar todas as dúvidas e dificuldades que os beneficiários poderiam ter. Nos três mutirões, cerca de 500 cidadãos foram atendidos.