Educação de Quitandinha usa meios alternativos para passar conhecimento aos alunos

17/04/2020

Em meio a dúvidas e incertezas quanto à continuidade dos calendários educacionais, a Secretaria de Educação de Quitandinha se adapta a nova realidade de distanciamento social sem deixar o compromisso de ensinar de lado. Desde o dia 06 de Abril, os alunos da rede municipal de ensino estão tendo aulas e contato com os seus professores pelos meios de comunicação mais acessíveis a disposição, por meio de grupos de Whasapp e cartas, inicialmente.

COMO FUNCIONA

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Rauth, o desafio, apesar de simples, é gigante frente à limitação dos paradigmas da educação moderna. “Esse é um grande momento para aproveitarmos a oportunidade de reinventar a educação. Mapeamos os alunos da cidade e identificamos que 80% deles tem acesso ao Whatsapp. Desde então, temos usado essa ferramenta ao nosso favor para continuar ensinando, da forma que pudermos”, diz.

Na semana anterior, os professores e pedagogos se reuniram  junto com  a secretária para definir um uso produtivo para a ferramenta. “Cada professor, de cada série, montou um grupo no Whatsapp com os seus respectivos alunos. Nesse grupo, que funciona realmente como uma sala de aula, os alunos recebem suas atividades diárias, tiram dúvidas diretamente com os professores, compartilham vídeos e fotos das atividades. Tudo isso também é acompanhado pelo grupo entre os professores e pedagogos das escolas, que acompanham diretamente o que está acontecendo”, afirma Sônia.

Os pais são os principais aliados nesse desafio, pois geralmente são com os celulares deles que os alunos participam dos grupos e das atividades. “Os pais não estão substituindo os professores, muito pelo contrário. O que estamos percebendo é uma grande integração entre crianças e adultos, que aproveitam a oportunidade para estudarem juntos. O retorno que estamos tendo está sendo fantástico, pois é muito legal ver o empenho entre alunos e os pais em um momento como esse”, comenta Sônia.

PARA OS QUE NÃO TÊM

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Educação do município, cerca de 20% dos alunos da rede municipal não tem acesso ao aplicativo de mensagens. Para eles, a metodologia é a mesma, porém o meio é um pouco mais analógico. “Para os que não têm acesso ao Whatsapp, à mesma atividade é enviada de forma física para a casa do aluno, no modelo de uma carta explicativa. Os estudantes tem uma semana para realizar as atividades, devendo fazer a devolutiva para os professores remetentes, colocando no retorno todas as dúvidas que porventura possam vir a ter”, diz Sônia.

Segundo a secretária, as aulas para aqueles que têm o aplicativo serão diárias, e as atividades para aqueles que não têm acesso ao aplicativo, serão semanais.

AVALIAÇÃO

Ainda não há nenhuma deliberação ou indicação do Ministério da Educação (MEC), nem da Secretaria Estadual de Educação (SEED), sobre o retorno das aulas, ou da readaptação dos calendários escolares. “O que temos por concreto é que as duas semanas paradas, compreendidas entre os dias 23/03 até 03/04, já contam como recesso de meio de ano. Daqui para frente, só saberemos o que acontecerá quando a pandemia passar”, afirma Sônia.

Enquanto isso ainda não é decidido, a Secretaria Municipal de Educação afirma que essas atividades à distância contarão como critério de desempenho dos alunos. “De acordo com o Diário Oficial, publicado pelo estado no dia 06 de Abril, os municípios tem autonomia para reger o que acharem viável em prol do desenvolvimento escolar dos alunos. Essas atividades contarão sim como critério de avaliação dos alunos, a entrega das atividades contará como presença e eles serão avaliados como tal”, diz Sônia.

MAIS POR VIR

De acordo com a Secretária, esse é apenas o começo. “Como não sabemos o que nos aguarda no futuro próximo, é lógico que não podemos parar apenas aqui. Estamos estudando diversas outras ferramentas, métodos e meios para transmitir conhecimento, justamente para não deixarmos nossos alunos sozinhos”, conclui.