BIBLIOTECA CIDADÃ RECEBE PROJETO DE EMPODERAMENTO TECNOLÓGICO

17/04/2020

A Biblioteca Cidadã de Quitandinha foi selecionada para receber o projeto de empoderamento digital e tecnológico, realizado e dirigido pela Recode, uma organização social que promove parcerias com escolas e bibliotecas públicas, visando amplificar o acesso a novas tecnologias e ferramentas digitais.

De acordo com Eva Salak, responsável pela Biblioteca Cidadã e articuladora do projeto na cidade, a intenção do projeto caiu como uma luva na atual situação que não só o município, mas sim, o mundo passa. “O projeto veio em ótima hora, pois esse é um momento em que todos nós estamos repensando como lidamos com a tecnologia. Nosso município, principalmente a educação, precisa de novas e inovadoras soluções para o desafio de continuar aprendendo sem ter a sala de aula, e esse é apenas um dos vários exemplos em que os frutos desse projeto podem ser aplicados”, afirma.

COMO FUNCIONA

O projeto da Recode no município, em conjunto com a Biblioteca Cidadã, se dará em três fases. A primeira é a divulgação e o acesso da plataforma de cursos Recode para os munícipes. “Ao acessar recode.org.br é possível se cadastrar e usufruir da plataforma de cursos a distância que eles disponibilizam, de forma completamente gratuita para toda e qualquer pessoa, de todas as idades”, afirma Eva.

O segundo momento é o aumento da carga horária dos cursos e, também, uma presença mais física da plataforma para os cursantes. “O objetivo aqui é aproximar aqueles que tiveram bom desempenho nos cursos e aprofundar a temática, contextualizando mais com a realidade do município”, continua Eva.

O terceiro e mais importante passo é a seleção de alunos dos cursos para participarem do Desafio Recode. “Será um desafio de empoderamento tecnológico em que os participantes se dividirão em grupos e criarão soluções de acesso e poder da informação para as suas realidades, seja por uma startup, por um canal no Youtube. Aqui, a imaginação e a vontade de mudar a realidade prevalecerão”, destaca Eva.

Os melhores colocados dentro do desafio serão selecionados para apresentar suas ideias em São Paulo, concorrerão a prêmios e poderão ter as suas ideias impulsionadas financeira e estruturalmente pela Recode.

SERVIÇO

Mesmo com as restrições com relação a circulação de pessoas e serviços públicos na cidade, a Biblioteca Cidadã de Quitandinha se adaptará a uma nova rotina, para atender os munícipes e estudantes. A Biblioteca também ficará disponível para aqueles que demonstrarem interesse nos cursos da Recode e que quiserem participar do Desafio proposto pela instituição.

A Biblioteca funcionará, a partir da semana que vem, todas terças e quintas, das 8h30 às 12h00, e das 13h00 às 17h30. Para maiores informações, o telefone da Biblioteca é (41) 3623-1536 , e para maiores informações sobre a Recode, acesse www.recode.org.br .