Câmara Municipal de Vereadores repassa 500 mil reais para Prefeitura combater Corona

26/03/2020

A Câmara Municipal de Vereadores de Quitandinha, por intermédio do seu atual presidente, Marcos Aurélio de Andrade Lemos, repassou aos cofres públicos R$ 500 mil reais vindos do Fundo Especial da Câmara, que serão destinados e usados no combate ao Coronavirus.

A Secretária de Finanças, Jaqueline Ribas, agradeceu o repasse em tempos de crise e ressaltou o momento de esforço conjunto que o momento exige. “O repasse veio em ótima hora, pois fomos todos pegos de surpresa pela crise que esse vírus criou. O nosso orçamento municipal é bem restrito e as necessidades, principalmente as da Saúde, aumentaram em uma escala muito grande”, disse.

PRIMEIRO USO

Os primeiros 150 mil reais desta verba foram imediatamente repassados ao Hospital Cristo Rei, que destinará esse recurso para compra e aluguel de equipamentos necessários para o tratamento intensivo de pacientes. “Precisamos comprar mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como óculos, máscaras, roupas de proteção, sapatilhas e etc, além de precisarmos de mais 10 tubos de oxigênio e mais medicamentos, que serão necessários para no tratamento dos mais graves”, conta Irene das Graças, diretora do hospital.

Irene ainda revela a intenção do hospital em adquirir mais equipamentos para o tratamento de doenças respiratórias. “Queremos comprar mais respiradores, desfibriladores e monitores cardíacos. Porém, como a procura está muito alta e a compra quase impossível, podemos também optar pelo aluguel destes aparelhos. Todo esse conjunto, mais os aspiradores cirúrgicos, necessários para aspirar as secreções dos pacientes que apresentam gravidade na situação pulmonar, compõem uma espécie de ‘kit básico’ de tratamento para pacientes que podem chegar ao estado avançado da doença”, diz.

USO FUTURO

Com 350 mil ainda sobrando, a Secretária de Finanças também revela para onde esse dinheiro poderá ir, levando em consideração o estado de emergência do município. “Esse dinheiro será usado para melhorar as nossas estruturas que estão atuando na linha de frente contra o vírus, além de preparar melhor as nossas reservas de Assistência Social, que será muito procurada caso a quarentena se prolongue”, afirmou Jaqueline.