Alterações mudam a rotina de vacinação contra H1N1 em Quitandinha

02/04/2020

A campanha de vacinação contra H1N1 passará por mudanças neste mês. Programado para começar neste sábado (28), o mutirão visando o público alvo da primeira fase da campanha – idosos e trabalhadores da saúde – foi cancelado por conta da alteração de toda a rotina dos postos e profissionais de saúde nessa última semana, causada pela chegada do Coronavirus ao país ao nosso estado.

De acordo com a Secretária de Saúde, Carol Przybylok, o cancelamento se dá justamente pela dificuldade de vinda das novas doses até o município. “O Estado tem mais 360 mil doses prontas para distribuir nos municípios, entretanto, toda a logística do estado está voltada para o transporte de amostras de casos suspeitos de Coronavirus até os laboratórios de análise. Por isso a dificuldade, que não é só nossa, mas geral entre os municípios, em atender a demanda da vacinação nesse momento”, explica.

A primeira fase de vacinação, que vai até o dia 16 de Abril, contempla como alvo os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da área da Saúde, tanto pública quanto privada, que coincidentemente também compõem o grupo de risco mais crítico do Coronavirus. “Tendo em vista que a indicação dos órgãos de saúde é o isolamento para os idosos e o redobro de cuidado para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate contra o Corona, essa coincidência nos fez alterar nossa logística de vacinação. Desde o início da semana, com as doses que tínhamos e com o mapeamento que temos das localidades onde se encontram esses grupos prioritários, nós fomos até os locais aplicar a vacinação em suas residências. Agora vamos estudar o que fazer daqui para frente com essas duas realidades: a vacinação e o combate contra o Corona, até o dia 16 do próximo mês”, conta a Secretária.

QUANTIDADE APLICADA

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Quitandinha, Leide Daiane, mesmo com a falta de estoque, uma boa parcela da população prevista na primeira fase já foi vacinada. “Tínhamos disponíveis 970 doses de vacina aqui em Quitandinha. Do grupo de trabalhadores de saúde, 90 doses de 242 previstas já foram aplicadas, o que representam 37% da nossa meta a ser atingida. Dos idosos, os números são ainda melhores. Aplicamos 879 doses para as 2.102 previstas, que representa 42% da meta a ser atingida até dia 16 de Abril, data em que se encerra essa primeira fase”, diz.