Decretos da Prefeitura determinam meios de combate ao Coronavirus

22/03/2020

 

 

Foi uma semana intensa para os paranaenses, que viveram dias no mínimo diferentes desde segunda-feira (16), data em que foi assinado o decreto-lei de combate ao Coronavirus pelo Governador do Estado, Ratinho Júnior, e seu secretariado adjunto. No decreto, o Governador estabeleceu meios e medidas de combate a proliferação do vírus. Nesta semana, e acompanhando de perto as atualizações da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e da Educação (SEED), Quitandinha também entrou no combate contra o vírus com três decretos. 

 

São eles: 

 

Decreto nº 1.301

Decreto nº 1.302

Decreto nº 1.304

 

LINHA DO TEMPO

 

As medidas, além de anunciarem que a realidade do Corona não era mais algo distante, nem isolado, afetariam direta e indiretamente a vida dos paranaenses a partir de então. Dentre elas, estavam claramente dispostas as restrições contra aglomeração de público, suspensão de eventos públicos ou particulares, além de mudanças no funcionamento do trabalho cotidiano das estruturas públicas, principalmente da Saúde. O decreto também deixou claro que os municípios teriam autonomia para decidir o que fariam, dadas as realidades de cada um. 

 

Quitandinha não deixou o tempo passar, e logo nas primeiras horas de terça-feira (17) o decreto nº 1.301 já estava assinado pela Prefeita Maria Julia, e por meio dele dava-se continuidade ao combate ao vírus. 

 

Estavam suspensos os eventos organizados e promovidos pela prefeitura, assim como determinava o afastamento de todos os funcionários e servidores de carreira que se enquadravam no grupo de risco - idosos com mais de 60 anos e outros que apresentam alguma comorbidade como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios de qualquer gênero e afins. 

 

Também determinava que as aulas, tanto nos colégios estaduais quanto nos municipais, fossem suspensas na sexta-feira (20) até segunda ordem da Secretaria Municipal de Educação, além do cancelamento dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) que estava sendo realizado em sua fase regional no município desde a semana anterior. 

 

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Após a atualização dos números vindos da SESA na quarta-feira (18) e a declaração de estado de emergência por parte do Governo do Estado, a Prefeitura de Quitandinha, por meio do decretos nº 1.302 e 1.304, também se adaptou às novas realidades que se consolidavam. 

 

No âmbito da saúde, foram restringidos os transportes de pacientes apenas para aqueles que realizam tratamentos de Hemodiálise e Oncologia nos hospitais de referência. O transporte sanitário de pacientes, acompanhantes  ou visitantes para consultas, exames, tratamentos e cirurgias eletivas do SUS, ainda que já agendados 

 

Os atendimentos médicos foram centralizados nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, Turvo, Lagoa Verde, Doce Verde e Rio da Várzea (Água Clara de Baixo). 

O comercio em geral, de ramos não-essenciais, deverão permanecer FECHADOS por tempo indeterminado, exceto serviços de saúde (estabelecimentos de saúde em geral) saneamento, energia, coleta de lixo, telecomunicações e outros considerados essenciais à população, os quais devem ser executados dentro das determinações sanitárias para evitar a disseminação do COVID19.

Lembramos a todos os munícipes que a medida visa conter a disseminação rápida do vírus. Os serviços essenciais, principalmente os de ramo alimentício, continuarão abertos e o abastecimento não será afetado. O que haverá, apenas, é uma adaptação no ritmo de atendimento, para evitar aglomeração de pessoas.

A circulação também está restrita, seguindo as ordens dos primeiros decretos, sobre não poder haver aglomeração de mais de 50 pessoas. Os mercados, agências bancárias e lotéricas também devem seguir padrões de segurança para evitar o contato próximo de clientes, além de prover a higienização correta dos locais de venda e organização de filas coerente ao que está descrito no decreto. 

 

Tags:

Share on Facebook
Please reload

Destaques

Decreto estabelece condições para retorno do comércio em Quitandinha

04/04/2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

ONDE ESTAMOS

Rua José de Sá Ribas, 238, Centro.

CEP 83840-000

CNPJ 76.002.674/0001-97

 

Telefone: 41 3623-1231 / 3623-1508

                      3623-1293 / 3623-1175

Portal desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Quitandinha.