Alunos realizam mutirão de limpeza no Dia D de combate à dengue

06/03/2020

Verão é uma estação crítica no que se refere ao combate à dengue em todo o País. A preocupação começa em novembro e segue até maio. Em Quitandinha, diversas ações são feitas pela Prefeitura. Nesta semana, a secretaria de Educação organizou um novo mutirão de limpeza e vistoria, envolvendo alunos, professores e servidores.

Durante os últimos dias, a bióloga do município, Ângela Jacomel, esteve orientando as escolas municipais e CMEIs quanto ao mutirão. Segundo ela, 4 de março (última quarta-feira) foi o Dia D de combate à dengue. Por isso, o mutirão é uma ação simultânea em todas as escolas municipais e estaduais do Núcleo Regional de Educação, que envolve 14 municípios.

“O calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente em março, quando devemos intensificar o cuidado com a água parada, tanto limpa quanto suja”, explica Ângela.

O mutirão teve como objetivo eliminar os possíveis criadouros do mosquito, recolhendo lixo, virando garrafas de cabeça pra baixo, colocando pneus em local com abrigo para evitar contato com a chuva, etc.

O trabalho vai continuar. Como em todos os anos, diversas ações serão feitas buscando a conscientização. “A nossa bióloga vai levar o teatro de fantoches para os pequenos da educação infantil e palestras para o ensino fundamental. A intenção é conscientizar a todos, desde pequenos, para que cresçam sabendo da importância desses cuidados”, afirma a secretária de Educação Karina Ribas.

Decreto estabelece condições para retorno do comércio em Quitandinha

04/04/2020