Prefeitura amplia acesso à internet em unidades de saúde e escolas

28/02/2020

Para facilitar a comunicação entre os prédios públicos que fazem parte da Prefeitura de Quitandinha, principalmente entre as escolas municipais e as unidades de saúde do interior, a prefeita Maria Julia solicitou a instalação de internet em todos os prédios. O investimento mensal será de aproximadamente R$ 7 mil.

 

De acordo com a secretária de Administração e Finanças, Jaqueline Ribas, esse era um anseio antigo, porém, foi necessário passar por todo um processo em que empresas se prontificassem a disponibilizar o serviço no interior da cidade. “Quitandinha é extensa, então algumas empresas disponibilizavam para uma região e, para outra, não. Precisamos abrimos uma Consulta Pública no site e as empresas inscritas passaram por um processo licitatório em que a escolhida deveria disponibilizar o serviço em todas as regiões solicitadas. No interior, a internet que conseguimos é via rádio e, mais para o centro, fibra ótica”, aponta.

 O serviço mínimo é de 10 MB e o investimento traz uma economia aos cofres públicos, já que somente dos prédios da área central, a Prefeitura já investia um valor bem próximo ao que deve gastar agora, mensalmente. E tudo facilitando o acesso aos dados, já que uma vez por mês, um funcionário tinha que se deslocar a cada UBS para salvar informações em um pen drive e depois passar para o sistema e-SUS, inclusive, correndo o risco de perder esses dados.

 

Além disso, a secretária reforça outra vantagem de se garantir o acesso à internet em todas as unidades básicas: “O histórico do paciente ficará disponível em todas as Unidades de Saúde, assim, se ele precisar ser atendido em uma diferente da sua de origem, ficará mais fácil para o médico acessar resultados de exames, por exemplo. Além disso, também facilitará o processo de reposição de medicamentos nas farmácias”, garante.

 

Boa parte dos CMEIs, Escolas Municipais e Unidades de Saúde já tiveram o serviço instalado nas últimas semanas. A Prefeitura, secretarias, destacamento da Polícia, órgãos da secretaria de assistência social, Vigilância Sanitária, Instituto de Previdência, Central de Veículos, Biblioteca e outros órgãos também já estão recebendo o serviço.

 

A diretora do CMEI Esperança do Amanhã, Solange Ribeiro, lembra que essa era uma grande necessidade para a equipe, que utiliza a internet para enviar informações e documentos para a secretaria de Educação e para preparar as aulas dos alunos. Há mais de um ano, o CMEI contava com o serviço, mas o mesmo era pago com verba da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). “Achei muito bom que a Prefeitura tenha tido essa iniciativa, porque a internet é algo muito necessário e, economizando o valor da APMF, vamos poder investir em outras coisas em benefício dos nossos alunos”, ressalta.

Share on Facebook
Please reload

Destaques

Decreto estabelece condições para retorno do comércio em Quitandinha

04/04/2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

ONDE ESTAMOS

Rua José de Sá Ribas, 238, Centro.

CEP 83840-000

CNPJ 76.002.674/0001-97

 

Telefone: 41 3623-1231 / 3623-1508

                      3623-1293 / 3623-1175

Portal desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Quitandinha.