Prefeitura de Quitandinha mobiliza alunos e servidores contra o Aedes aegypti

13/12/2019

Em alusão ao Dia D de combate à dengue, a Prefeitura de Quitandinha acaba de realizar uma nova gincana de arrecadação de resíduos nos Cmeis e escolas da rede municipal. Com ajuda dos pais, os alunos e professores arrecadaram 65,5 litros de óleo e 38,638 mil unidades de materiais recicláveis. Outras ações, como visitas a residências, distribuição de cartazes e limpeza no Cemitério Municipal, foram realizadas em paralelo.

Dos participantes da gincana, venceram o Maternal II do Cmei Esperança do Amanhã, professoras Bárbara e Sueli; e o 1º A da Escola Municipal do Campo João Leopoldo Jacomel, professora Adriana. Os bebês ganharam um cine pipoca na Biblioteca, em que assistiram a filmes relacionados ao Meio Ambiente. Já os alunos do 1º ano ganharam um passeio para Rio Negro, na última quarta (11), onde conheceram o Corpo de Bombeiros e o Parque Ecoturístico - Seminário e Cenpaleo da UnC.

Envolvendo toda a comunidade escolar, a gincana tem dois objetivos. “Conscientizando os nossos alunos a separar e recolher esses materiais para dar a destinação correta, nós cuidamos do meio ambiente e ainda conseguimos ajudar à equipe da Acomar (Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Quitandinha), que vende esse material e consegue uma renda extra no Natal, o 13º que eles nem sempre têm”, explica a secretária de Educação, Karina Ribas Karpinski.

Segundo a prefeita Maria Julia, essa é uma gincana realizada desde o ano passado, envolvendo as Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Agricultura e Meio Ambiente, e Saúde por meio da Vigilância Sanitária. “Essa é uma ação muito importante que nós conseguimos envolver a todos, por meio das nossas crianças. Desde pequenos, eles já aprendem a cuidar do meio ambiente e passam isso para os pais”, aponta.

De acordo com a bióloga do município, Ângela Jacomel, que ministrou palestras para os alunos, no intuito de conscientizá-los sobre o assunto, o óleo coletado tem outra destinação: “o óleo vai para a uma empresa parceira que faz a reciclagem sustentável, transformando-o em produtos como biodiesel, tinta, verniz, sabão...”, explica.

Todos contra a dengue

Equipes da Vigilância Sanitária também realizaram outras ações, ainda pensando em eliminar os focos de criação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zica e febre amarela. Um das ações foi uma força-tarefa no Cemitério Municipal, limpando vasos e outros possíveis focos.

Também foram distribuídos panfletos e cartazes sobre o assunto, em escolas e Unidades de Saúde. Agentes comunitárias envolvidas também ajudam fazendo visitas nas residências, para conversar com os moradores. “É importante que as pessoas não deixem de dar uma olhadinha no seu quintal, onde for acumular água. No cemitério, quando for trazer flores, é importante ver se o vasinho é furado, com areia até a borda pra não acumular água e, se possível, sem embalagem também”, alerta a coordenadora da dengue da Vigilância Sanitária, Edna Barbosa.

Gerentes da Souza Cruz visitam Quitandinha para discutir futuro da fumicultura

05/06/2020