Sedu propõe tornar Quitandinha uma cidade mais inteligente e acessível

25/10/2019

Na última terça-feira (22), o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega esteve em Quitandinha para falar sobre o projeto de Rotas Acessíveis, do Governo do Paraná. Juntamente com o diretor da Sedu, Chico Santos, e o arquiteto do Paranacidade Fernando Caetano, ele falou do projeto elaborado e levado a Jacarta (Indonésia), tendo Quitandinha como modelo.

“Esse projeto começou em 2016, quando o governador Ratinho Junior era secretário da Sedu. Ele lançou um projeto de calçadas e nós trabalhamos a partir disso, para que não só a calçada seja estruturada. Nós começamos a pensar na cidade de uma forma completa, que possibilite a circulação”, explica o arquiteto.

No ano passado, o Paranacidade, vinculado à Sedu, começou a atuar em um estudo no centro de Quitandinha, apontando alternativas de melhoria, como sinalização, calçadas, travessias elevadas, entre outras.

Melhorias essas que foram apresentadas nesta terça, no salão da Secretaria de Educação do município, onde estavam os vereadores Marcos Aurélio Lemos, Amilton Godk Filho, secretários municipais e público em geral. A princípio, a reunião seria realizada na Câmara Legislativa do município, mas devido ao pequeno espaço, o local foi alterado.

Ainda que simples, de acordo com o secretário João Carlos Ortega, as mudanças apresentadas tornam as cidades mais inteligentes e melhoram a qualidade de vida da população do município. “É um projeto completo que vai melhorar a segurança, acessibilidade, trânsito, turismo...”, afirma.

Essa escolha do município, segundo o secretário, deve-se à colaboração na divulgação de informações sobre ruas, calçadas, comércio, prédios públicos, e tudo mais que era necessário para conseguir realizar o estudo.

A prefeita Maria Julia e o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Jeferson Wojcik, já mostraram intenção de executar as melhorias na cidade, mas afirmam que isso dependeria de um financiamento, já que o município não dispõe de recursos suficientes.

“Em parceria com a Câmara de Vereadores, a gente vai buscar esses recursos pra, pelo menos, iniciar em algumas ruas. Que a gente sirva de modelo pras novas gerações que estão vindo”, comenta o secretário Wojcik.

“Nós queremos avançar e a prefeita já mostrou disposição para isso. Mas precisamos também da disposição da Câmara Legislativa de Quitandinha, em aprovar o projeto para que a gente possa avançar, trazer mais segurança e mais acessibilidade para a população”, finaliza Ortega.

O projeto está disponível no link https://bit.ly/2pMvEYe

Bingo em prol das Apaes da região é nesse domingo, em Quitandinha

21/11/2019