Secretaria de Saúde faz ações pelo Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo, que faz um alerta quanto à prevenção de suicídio em todo o País, a Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando palestras semanais na Unidade de Saúde Central. As palestras começaram na última quinta-feira (5), na recepção da Unidade, enquanto os pacientes aguardavam atendimento.

Pela manhã, a psicóloga do município Marli Terezinha Socek falou sobre o tema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registradas 800 mil mortes por suicídio no mundo, anualmente. “Suicídio era um tema difícil de falar, havia até uma recomendação de que não fosse falado a respeito. Hoje é ao contrário. Ele tem que ser falado para ser prevenido”, disse. “Por isso fazemos hoje a abertura do setembro amarelo, pra que a gente saiba prestar atenção ao que acontece à nossa volta”, continuou.

Ela ainda citou alguns fatores de risco com relação ao suicídio, como depressão, transtornos mentais, alcoolismo, perda de emprego, crises políticas e econômicas, separação conjugal, doenças crônicas, exposição a agrotóxicos, depressão pós-parto e estresse pós-trauma.

No final, pediu para que todos ajudem aos seus familiares e amigos mais próximos e comuniquem à secretaria de saúde caso notem essas características. A secretaria tem profissionais especializados, prontos para atender a todos. A Dra. Marli também citou o Centro de Valorização à Vida (CVV), que oferece apoio voluntário 24 horas pelo número 188.

Além das palestras com as psicólogas Marli e Helen Cristiane, que falou durante a tarde, os servidores também montaram um mural com informações sobre o assunto e colocaram vídeos na TV que fica na recepção.

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00