Quitandinha investe em merenda escolar de qualidade

22/08/2019

Essencial para o aprendizado dos alunos, a alimentação saudável nas escolas municipais e CMEIs de Quitandinha é uma das prioridades da secretaria de Educação. Somente no primeiro semestre de 2019, a Prefeitura já investiu R$ 172 mil de recursos enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e mais R$ 65 mil de recursos próprios do município.

“É um investimento que fazemos, porque em muitos casos, a alimentação escolar é a refeição principal do aluno. E com o passar do tempo, as crianças criam o hábito de comer frutas e verduras que, em casa, muitas vezes elas recusam para os pais. Na escola, vendo os colegas comerem, eles acabam criando esse hábito saudável. E gostam bastante!”, comenta a nutricionista da Prefeitura, Anatolli Brusamolin.

Para além da alimentação saudável, a merenda escolar também garante geração de renda para os agricultores do município. Isso porque os recursos enviados pelo FNDE devem ser investidos atendendo ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estipula que no mínimo 30% deve ser gasto com agricultura familiar local, ou seja, o pequeno agricultor.

É uma via de mão dupla e também vai de acordo com o tema - “Comida de verdade no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”, que foi discutido nas Conferências municipais, estaduais e nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de 2019.

“A merenda é fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno, garante mais foco. Crianças bem alimentadas conseguem desenvolver melhor as atividades escolares”, conclui a nutricionista.

18º Festival de Dança de Quitandinha encantou o público

14/11/2019