Abril Verde: a Prefeitura de Quitandinha apoia essa causa

05/04/2019

Em menção ao Abril Verde, que trata da importância da prevenção de doenças e acidentes de trabalho, a Prefeitura de Quitandinha está realizando um trabalho de conscientização durante todo o mês aqui na cidade. O movimento é uma iniciativa da Vigilância de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, e engloba distribuição de material informativo e laços verdes para todos os servidores do município.

A ideia, de acordo com a organização, é divulgar e aumentar a adesão para esta importante campanha. Além da distribuição de materiais, entre os dias 22 e 26 de abril, a Secretaria de Saúde também vai ofertar, para toda a população, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e glicemia, assim como diversas atividades voltadas à saúde e segurança do trabalho. Tudo no posto de saúde da sede (NIS – I).

O Abril Verde é um movimento que busca conscientizar empregados, empregadores, poder público, bem como toda população sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes de trabalho.  No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, já que foi nesta data, em 1969, que ocorreu uma explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, o que acarretou na morte de 78 trabalhadores.

“Além do dia 28 de abril, dia 07 é o Dia Mundial da Saúde e isto também teve influência na escolha deste mês. Já a cor verde foi escolhida por ser muito associada com os cursos da área da saúde”, ressalta o técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Quitandinha, Elvis Kmiecik. Ele é também responsável pela coordenação das ações do departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que trata de ações voltadas à preservação da saúde e segurança, por meio de inspeções e investigações nas empresas e acompanhamento dos acidentes de trabalho.

Para o Secretário Municipal de Saúde Sérgio Carvalho, ações como essa mostram o empenho da administração em evitar acidentes e zelar pela saúde de todos. “Quitandinha tem feito grandes avanços para preservar a vida e a saúde de seus trabalhadores. Esse é o nosso foco, cuidar de todos”, aponta.

Decreto estabelece condições para retorno do comércio em Quitandinha

04/04/2020