Agricultores de Quitandinha aprendem sobre alternativas para geração de energia

21/02/2019

Uma das alternativas que mais têm sido consideradas por empresários e produtores brasileiros para geração de energia elétrica, é a energia solar fotovoltaica. É o próprio consumidor que gera toda a energia, que é totalmente limpa, ou seja, não produz resíduos.

 

Para falar sobre essa alternativa e as possibilidades de pagamento aos agricultores, a Emater, em parceria com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Quitandinha e o Banco do Brasil, realizou uma reunião com os produtores locais.

 

No encontro, os representantes da agência do Banco do Brasil de Mandirituba e Quitandinha falaram sobre o Pronaf Eco, uma linha de crédito com condições especiais aos agricultores. De acordo com a gerente das duas agências, Francis Mary Brante, o crédito para aquisição dos equipamentos de energia solar pode ser pago em até dez anos, com cinco anos de carência e taxa de juros de 2,5% ao ano.

 

Além dela, outros dois representantes do Banco estiveram presentes: o também vereador na cidade, Amilton Godk Filho, e a Neíse, que trabalha com a linha de crédito na agência local.

 

O secretário Jeferson Wojcik explica o Pronaf Eco: “São várias linhas de crédito para financiar projetos como reflorestamento, compra de calcário, todos os projetos que envolvem a parte ambiental. Uma delas é a geração de energia fotovoltaica, que pode ser usada para aquecimento de piscinas, produção de energia para estufas de fumo. Uma linha a mais que vem beneficiar nossos produtores rurais”, afirma.

 

Para adquirir esse crédito, é necessário elaborar um projeto, que é feito de forma totalmente gratuita na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Quem também esteve na reunião foi o técnico da Emater, Orlando, e o representante da empresa Padrão Solar, Marcio Lucio de Souza, que falou aos produtores sobre as alternativas na geração de energia e suas vantagens.

 

A energia solar poderia beneficiar muito os produtores, em especial os de fumo, que dependem de estufas para a produção.

Share on Facebook
Please reload

Destaques

Prefeitura abre Portal de Transparência para o Coronavírus

07/08/2020

1/10
Please reload

Notícias recentes
Please reload

ONDE ESTAMOS

Rua José de Sá Ribas, 238, Centro.

CEP 83840-000

CNPJ 76.002.674/0001-97

 

Telefone: 41 3623-1231/ 3623-1508

                      3623-2118 / 3623-1293

Portal desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da prefeitura de Quitandinha.